Por Vanessa Ferro – Agência Cosmos
O contador não realiza somente o trabalho operacional, mas também atua no âmbito estratégico junto às empresas. Devido ao seu conhecimento em diversas áreas, tais quais: contabilidade, legislação, auditorias, empreendedorismo, consultoria financeira, marketing, etc., o profissional de contabilidade é também visto como consultor.
Seu conhecimento multidisciplinar possibilita que o mesmo oriente e alerte seus clientes referente aos obstáculos de seu negócio, especialmente durante os períodos de crises.
Mas, em quais aspectos o contador pode ajudar os seus clientes?
Analisar o cenário econômico
Primeiramente é necessário entender o contexto econômico no qual a empresa está inserida; ou seja, é importante que o profissional de contabilidade compreenda o cenário econômico e quais os setores com maiores e menores perspectivas de crescimento. Esse estudo possibilita ao contador orientar e direcionar os seus clientes no processo de planejamento estratégico da empresa.
Evitar multas
O cenário econômico encontra-se em constante transformação, havendo mudanças de datas referentes a pagamentos de alguns tributos, além do fato de que algumas datas de pagamento variam de acordo com o ramo de atividade da empresa, dentre outras particularidades.
Nesse contexto é importante que o contador possibilite o pagamento de modo programado e planejado, evitando gastos desnecessários com multas.
Reforçar o fluxo de caixa
Durante instabilidades econômicas, as empresas que possuem seus registros regularizados, estarão um passo à frente. Por exemplo, através do fluxo de caixa é possível à empresa analisar com mais exatidão o estado das movimentações financeiras no período escolhido, aferindo quais as necessidades do capital de giro, especialmente em relação às inadimplências.
Com essas informações é possível organizar as tomadas de decisões, novas estratégias e posicionamentos sobre o negócio.
Atenção aos números
Crises econômicas refletem de diversas maneiras, como por exemplo, na diminuição de crédito na praça. Ou seja, há a tendência de diminuição de circulação de dinheiro no mercado, além de diminuir o acesso a empréstimos bancários.
Neste contexto é importante rever preços, políticas de vendas e processos de produção com o intuito de tentar diminuir a saída de recursos do caixa.
Em momentos de crises, o contador possui um papel fundamental, pois proporcionará a estrutura necessária para os clientes manterem seus empreendimentos e lidarem com dificuldades provenientes do cenário econômico, sempre aliando o trabalho técnico e estratégico ao processo gerencial.