– A contabilidade é uma das carreiras mais disputadas no ensino superior, com uma taxa de empregabilidade de 93,8% no Brasil.
– A contabilidade também é uma área muito requisitada pelo FBI, que conta com mais de dois mil agentes especiais formados em Ciências Contábeis.
– A contabilidade tem dois nomes diferentes para os profissionais que atuam na área: contador, para quem tem formação superior, e contabilista, para quem tem formação técnica.
– A contabilidade tem um símbolo que representa o equilíbrio moral e a boa conduta dos profissionais: o caduceu, um bastão dourado entrelaçado por duas serpentes, com um elmo alado no topo.
– A contabilidade tem um padroeiro que era um cobrador de impostos na Bíblia: São Mateus, que depois se tornou um dos doze discípulos de Jesus.
– A contabilidade tem três datas comemorativas no calendário: 14 de janeiro (Dia do Empresário Contábil), 25 de abril (Dia do Contabilista) e 22 de setembro (Dia do Contador).
– A contabilidade tem uma relação curiosa com o chiclete: o inventor do chiclete rosa, Walter Diemer, era um contador que trabalhava em uma fábrica de goma de mascar.
– A contabilidade tem muitos mitos e verdades que envolvem a profissão, como por exemplo, a ideia de que é preciso saber matemática para cursar Ciências Contábeis (mito) ou que os contadores não ficam desempregados (verdade).
– A contabilidade tem muitos nomes famosos que se destacaram em outras áreas, como o escritor John Grisham, o músico Mick Jagger e o ator Chuck Norris.
– A contabilidade tem uma história milenar que remonta aos primórdios da civilização, sendo considerada a linguagem universal dos negócios.