A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), também conhecida como carteira profissional, é o documento em que consta o histórico profissional do trabalhador, além de garantir todos os direitos trabalhistas de acordo com a lei.
A Carteira de trabalho digital possui a mesma função, porém o acesso é mais rápido, com menos risco de fraude, pois é uma versão eletrônica do documento.
Como utilizar?
O primeiro passo é acessar o Portal de Serviços do Governo Federal (www.acesso.gov.br) e preencher o formulário.
Com o formulário preenchido, será gerada uma senha.
Agora é só baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital na Play Store (Android) o Apple Store (iOS) e clique em entrar.
Próximo passo é entrar no aplicativo utilizando o número de CPF e a senha do site gov.br.
- Na página início é possível acessar as últimas anotações no documento.
- Na guia Contratos, você consegue visualizar todas as empresas para quais trabalhou
- Na guia Benefícios, você pode consultar os auxílios aos quais tem direito.
Contratação
Ao ser contratado por uma empresa, o trabalhador informa o CPF ao empregador e o registro em carteira é realizado.
Não há a necessidade de “assinar a carteira” (como era na de papel), pois a assinatura é eletrônica por meio do eSocial.
A carteira de papel deixa de valer?
Ela ainda tem validade, porém a carteira digital substitui a de papel, já que agora todos os processos relacionados aos vínculos trabalhistas são feitos eletronicamente