É muito provável que você já tenha ouvido falar em e-Social, mas talvez você não saiba ao certo do que se trata. 🤔 Se esse é seu caso, veja só a explicação a seguir:
💻 O e-Social (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é uma plataforma do Governo Federal criada para unificar informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias relacionadas a empregadores e empregados.
☑️ Graças ao e-Social, a entrega de 15 obrigações ao Governo será realizada em um único sistema! 🤩 A plataforma ainda está em fase de implementação, e vai gradativamente substituir os procedimentos de entrega de cada uma dessas obrigações. Serão elas:
🔸GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social
🔸CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados para controlar as admissões e demissões de empregados sob o regime da CLT
🔸RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.
🔸LRE – Livro de Registro de Empregados
🔸CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
🔸CD – Comunicação de Dispensa
🔸CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social
🔸PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
🔸DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
🔸DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
🔸QHT – Quadro de Horário de Trabalho
🔸MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais
🔸Folha de pagamento
🔸GRF – Guia de Recolhimento do FGTS
🔸GPS – Guia da Previdência Social
✍️ O e-Social é um componente do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e visa diminuir a redundância da comunicação de informações ao Governo Federal e assim, simplificar a rotina das empresas nacionais de qualquer porte. 💡
Entendeu agora o que é o e-Social? Esperamos que sim! 😁 Conte conosco para acompanhar o crescimento do seu negócio diariamente.